SOPA DE URTIGAS é para picar mesmo. Procuramos dar a nossa opinião aberta e sem restrições ou barreiras em relação às pequenas e grandes coisas, importantes ou insignificantes, polémicas ou comuns.
Abaixo o politicamente correcto e viva o critico sincero e iluminado. Tudo é permitido... menos palavrões ; o)

terça-feira, 26 de maio de 2009

ELEIÇÕES EUROPEIAS, AFINAL O QUE É ISSO?


Caso vocês não saibam no proximo dia 7 de Junho vamos às urnas (ou pelo menos era suposto irmos) para votarmos nos deputados que queremos que nos representem no Parlamento Europeu.

Mas afinal o que é isso, Parlamento Europeu??

Resumindo a coisa basicamente é o único órgão da União Europeia que resulta de eleições directas, e tem um papel decisivo na aprovação da legislação que afecta diariamente a vida quotidiana de todos os cidadãos europeus.

Deixemo-nos agora de descrições exaustivas e antes que adormeçam vamos mas é passar a dar a nossa opinião sobre o assunto.

Para começar e que tal esses senhores explicarem ao povo a importancia destas eleições, para que servem e o que é o Parlamento Europeu?? Sim, é porque até agora a informação que nos tem passado para o lado de cá é bastante deficiente, esquecem-se que o povo português não é maioritáriamente uma elite esclarecida, mas sim Zé Povinho com toda a sua essencia que tem como principal leitura a revista Maria. Se querem que as pessoas votem, esclareçam-nas.

Mas não culpemos só os nossos politicos, algum de vocês conhece algum deputado português que esteja no Parlamento Europeu, eu até se deu ao trabalho de pesquisar alguma informação? Vá lá... não esperem que vos façam a papinha toda, sejam criticos com vocês mesmos e com os candidatos, tenham iniciativa.

E que tal inovar, sim sim... inovação politica ou será este um pedido ambicioso? Queremos inovação na politica, são sempre candidatos caqueticos, com os discursos inflamados e vagos de sempre, com os meios de divulgação de sempre, placards onde vemos a fronha de sorriso amarelo, tempo de antena que nos interrompe a novela da tarde, ou a musiquinha porreira na radio. E por favor... o vencedor que não utilize a musica dos Vangelis - Conquest of Paradise. Mudem de disco.

E se experimentarem votar no candidato que apresentem os ideiasi com os quais se identificam?Ponham de parte as caras simpáticas , as canetas de oferta das campanhas ou o simples facto de votarem porque acham que têm que se exercer o diteito ao voto. Vão ver que isso pode mudar muita coisa (ou então não!), entre as quais as reclamações do tipo "Ah e tal o gajo é um intrujão." e "Não faz nada de jeito.". Ah pois é!Porque votar por votar e depois reclamar...não nos parece a melhor opção. Para isso, simplesmente, não votem!

Deixamos aqui este site, onde poderão ficar mais esclarecidos caso tenham interesse: http://www.europarl.europa.eu

Ass: Urtiga & Urtiguinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário